Coniex
 
Phone Contact
+351 22 961 99 30
 
Email
coniex@coniex.pt

Destiladores FORMECO: Economia e ecologia na reciclagem

10-9-2019

Destiladores FORMECO: Economia e ecologia na reciclagem

OS RESÍDUOS SÃO UM RECURSO!

FORMECO: economia e ecologia na reciclagem.

A maioria dos processos industriais gera resíduos líquidos, normalmente solventes, água ou ácido. O tratamento ou eliminação destes fluxos de resíduos poluídos é cada vez mais caro. As preocupações ambientais incitam a evitar a acumulação desses fluxos de resíduos, promovendo uma reciclagem adequada desses materiais, que permite a sua reutilização e, muitas vezes, a criação de produtos reutilizáveis e de reciclagem.

Segundo estatísticas atualizadas, a procura mundial global para solventes está prevista, para o próximo ano, em torno de 20 milhões de toneladas. Apesar de novas regulamentações sobre proteção ambiental e várias tentativas de substituir os solventes com água para processos de lavagem, exatamente pela defesa ambiental, o consumo de solventes aumentou nos últimos anos.  Isso deve-se às novas misturas “ecológicas” que se pode encontrar no mercado, menos tóxicas que a maioria dos solventes comuns, e porque em alguns processos ainda não se conseguiu encontrar uma alternativa válida (a água não possui as mesmas propriedades de limpeza do solvente, a secagem é lenta, deixa gotas na superfície, etc.). Para limitar a produção de resíduos tóxicos e nocivos, combinados com a necessidade económica de reduzir custos através do uso racional dos produtos descartados, esses solventes podem ser reciclados. O cenário mudou muito comparativamente a alguns anos atrás, quando a única forma de reciclar esses fluxos de solvente poluído era direcioná-los para uma empresa de reciclagem, pagando uma taxa por esse serviço. A tecnologia permitiu o desenvolvimento de algumas máquinas compactas e flexíveis, adequadas para reciclagem no local, evitando os gastos com transporte e tratamento externo.

Os destiladores Formeco permitem:

Ø  reciclagem de solventes poluídos - reutilização imediata dos solventes na produção original,

Ø  reduzem quase a zero as despesas de compra de solventes,

Ø  reduzem as despesas na eliminação de resíduos,

Ø  armazenamento limitado de solventes, redução de riscos, estritamente limitado às necessidades diárias.

 

Através de um simples processo de destilação, separam-se os contaminantes (resinas, polímeros, pigmentos, tintas, óleos, etc.) do solvente original. A ebulição do solvente é realizada por um revestimento de aquecimento periférico preenchido com óleo diatérmico, aquecido por um elemento elétrico.

O solvente condensado é recolhido num tanque, para reutilização. As características do solvente destilado não são alteradas pelo processo de destilação, que pode ser realizado repetidamente.

A Coniex comercializa uma variedade de unidades de destilação, adequadas para reciclar pequenas, médias e grandes quantidades de solvente poluído. Diferentes modelos permitem a destilação de cetona, glicol, álcool, halogênio, hidrocarboneto, éter e, geralmente, todo tipo de solventes usados nos processos de desengorduramento.

A Coniex oferece uma solução completa para os problemas da poluição industrial, contribuindo para a proteção ambiental.

 

back