A AICEP Portugal Global, E.P.E., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, é uma entidade pública de natureza empresarial vocacionada para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a globalização da economia portuguesa.
O IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. , tem por missão promover a competitividade e o crescimento empresarial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial, nas empresas que exerçam a sua atividade nas áreas sob tutela do Ministério da Economia, com exceção do setor do turismo, designadamente das empresas de pequena e média dimensão.
O Estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas, criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores, e é atribuído em parceria com o Turismo de Portugal e o conjunto de Bancos Parceiros, tendo por base a avaliação das melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.
A atividade do INPI centra-se na atribuição e proteção de direitos de Propriedade Industrial, a nível interno e externo, em colaboração com as organizações internacionais de que Portugal é membro; na difusão da informação técnica e científica patenteada e, na promoção da utilização do Sistema de Propriedade Industrial, visando o reforço da capacidade inovadora e competitiva do país, a lealdade da concorrência e o combate à contrafação.
A AIMMAP- Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal, teve sua origem em 1957, sendo uma das mais representativas associações setoriais do país, cujo objeto principal é servir os seus associados, orientando-os na melhoria da competitividade e modernização e fazendo-o de forma continuada e duradoura.
A Associação Portuguesa de Fundição (APF), criada em 1964, é um organismo privado, de âmbito nacional onde se agrupam as mais representativas fundições portuguesas, o que em termos de produção atinge cerca de 90% da totalidade dos fundidos produzidos no país.