São máquinas que permitem inserir (injectar) metal, como o zamak, no interior do molde posto em rotação. A força centrífuga gerada pelo movimento rotativo ajuda o enchimento da forma, isto é, a adesão do material da injecção à cavidade do molde. Depois da solidificação do material, o molde é aberto e obtém-se um produto semi-trabalhado, a tratar a superfície, ou também um produto acabado superficialmente.
A NICEM dispõe duma vasta gama de máquinas para a fundição centrífuga. FORNOS AUTOMATICOS ELETRICOS OU A GAS
São aplicados no processo de fusão do metal. Os fornos são dotados de resistências eléctricas ou então dum queimador de gás para levar o metal da temperatura ambiente à temperatura óptima de fusão para o processo de fundição centrífuga.
A NICEM dispõe duma vasta gama de máquinas para a fusão de ligas metálicas (liga de zinco- zamac, e liga de estanho).
VULCANIZAÇÃO DOS MOLDES
A vulcanização é um processo de trabalho da borracha silicone, a qual é ligada quimicamente através do aquecimento em condições de temperatura e pressão elevada. Os moldes são vulcanizados no interior do porta-moldes pressionado entre os pratos aquecidos, duma prensa- vulcanizadora. Através deste processo obtém-se um molde económico, de realização rápida, composto por um material elástico e pouco inchavel, apropriado para ser empregue na fundição centrifuga de ligas de zinco e estanho.
A NICEM dispõe duma vasta gama de máquinas para a vulcanização dos moldes em borracha.
MAQUINAS TRANSFER AUTOMATICAS
São verdadeiros centros de trabalho automáticos para fusão e centrifugação de ligas metálicas, como zamak e estanho, em moldes de borracha de silicone. Os equipamentos TRANSFER TRSE®, projectados com materiais, mecanizações e componentes de vanguarda, permitem os melhores resultados em termos de fiabilidade e produtividade; anos de experiencia que têm permitido de interpretar as exigências dos utilizadores e colocar a ponto maquinas que respondem a modernos critérios de ergonomia.