A Fundição por Centrifugação:
CENTRIFUGAÇÃO DE METAL
Método de fundição de ligas metalicas de baixo ponto de fusão.
Os equipamentos são máquinas centrífugas, que permitem inserir (injectar) metal, tais como ligas de zinco (zamak), ou estanho e chumbo. A injecção do metal líquido é efectuada no interior do molde, quando este se encontra posto em rotação. A força centrífuga gerada pelo movimento rotativo ajuda o enchimento da forma, isto é, a adesão do material da injecção à cavidade do molde. Depois da solidificação do material, o molde é aberto e obtém-se um produto semi-trabalhado, a tratar a superfície, ou também um produto acabado superficialmente.
A NICEM Spa, dispõe duma vasta gama de máquinas para a fundição centrífuga.
VULCANIZAÇÃO DOS MOLDES
A vulcanização é um processo de cozedura, em que a borracha silicone é quimicamente ligada por aquecimento, sob condições de temperatura e pressão elevada constante.
Os moldes de borracha são curados (vulcanizados) dentro de colchetes (porta moldes), pressionado entre pratos aquecidos duma vulcanizadora.
Através deste processo, obtém-se um molde económico, rápido de realizar , constituido por um material elástico e pouco dilatável.
Adequado para ser usado na fusão centrífuga de ligas de zinco e estanho.
A NICEM Spa, dispõe duma vasta gama de máquinas para a vulcanização de moldes de borracha.
FUSÃO DO METAL
Os equipamentos que permitem efectuar a fusão dos metais e das ligas, são fornos fabricados especificamente para este fim. Eles são usados no processo de fundição centrífuga de metais.
Os fornos estão equipados com resistencias eléctricas ou com um queimador a gás, por forma a liquidificar o metal desde a temperatura ambiente à temperatura ideal para utilização no processo de fundição centrífuga.
A NICEM Spa tem uma vasta gama de máquinas para a fundição de ligas de metal (liga de zinco e estanho).
O Equipamento Modular para Fundição Centrífuga
Constituído por 3 equipamentos:
[1] CENTRIFUGADORA:
[2] PRENSA/VULCANIZADORA:
Laboratório:
Série "P 350 LAB" - Vulcanizadora Automática de Ø350 mm para Elastómeros de Silicone e Orgânicos, com desgasificação.
Manuais:
Série "P300 PILOT"- Vulcanizadora manual de Ø300 mm, com placas aquecidas para a produção de matrizes em silicone e orgânicas.
Vulcanização dos moldes ate Ø300mm.
Automáticas:
Série "MATIC"- As vulcanizadoras "P MATIC / MASTER" são máquinas dedicadas exclusivamente à vulcanização de moldes e matrizes em borracha de silicone para a fusão centrífuga de metais de baixa temperatura e de microfusão.
Podem ser utilizadas para a produção de guarnições industriais e de matrizes.
Modelos de Ø400 mm, Ø500 mm e Ø700 mm.
[3] FORNO:
Forno automático, disponível nas versões eléctrico, a gás metano ou GPL para a fusão de ligas de zinco ou estanho, tampa com anteparo de protecção e isolamento térmico para poupança de energia.
O forno é feito com um circuito de segurança em caso de excesso de temperatura, e completa-se com dois controladores de temperatura digitais interconectados para o aquecimento preciso. Um temporizador permite programar o arranque automático do forno.
Capacidades do cadinho desde 50kg a 350kg de zamak.